Fazenda 2 Irmãos – Quase um Século de pecuária
A Fazenda 2 Irmãos está situada no distrito de Idamar, munícipio de Dionísio Cerqueira – SC, na margem oeste de BR-163 a cerca de 9km da sede do município. A região tem um planalto pouco acidentado com altitude média de 900m acima do nível do mar.
A Fazenda 2 Irmãos teve seu início no ano de 1946, quando Olímpio Dal Magro, adquiriu da empresa Pinho e Terras Ltda, da qual era sócio, parte das terras onde hoje situa-se a Fazenda, com o objetivo de extrair madeira de pinho, visto o exuberante manancial de Araucaria Brasiliensis, o Pinheiro Brasileiro.
Foi, então, implantada uma indústria de transformação chamada Serraria Tobias, que industrializava os Pinheiros, transformando-os em tábuas, em sua maioria de dimensões de 12”x1”x5.5m que eram comercializadas no Brasil e, também, na Argentina. O transporte do material exportado para este país era através de balsas que desciam o Rio Uruguai durante as enchentes periódicas, sendo recolhidas em Passo de Los Libres, Argentina, e de lá seguindo até Buenos Aires, por via férrea. Esta atividade persistiu de forma intensa até os primeiros anos da década de 60.
Acompanhando a derrubada dos pinheiros fez-se o plantio de pastagem para a criação de gado, iniciando-se o povoamento das áreas cercadas com bovinos.
Como atividade adicional iniciou-se a colheita das folhas das arvores nativas de Erva-mate (Ilex paraguariensis), que existia em grande abundância na região.
Na medida em que os pinheiros foram terminando, intensificou-se as atividades de criação de gado e a extração da Erva-mate, inclusive construindo-se um engenho para a secagem e moagem primária da Erva-mate, produzindo, desta forma, a Erva-mate cancheada. A colheita anual da Erva-mate perdura na área da Fazenda.
Como não poderia deixar de ser, a primeira atividade relacionada à pecuária foi a implantação de pastagens e cercados. Isto foi feito através de um sistema totalmente manual, sem qualquer auxílio de máquinas, utilizando mudas das gramas tipo Missioneira, Jesuíta e Sempre-verde. Esta atividade levou cerca de 25 anos.
A partir do final da década de 50, a meta de produzir-se gado de qualidade diferenciada foi definida, com máximo de bem estar animal, e é um dos pilares do empreendimento.
Assim, as primeiras importações de reprodutores, procedentes do Paraná e Mato Grosso, foram de animais zebuínos (bos indicus), principalmente Nelore, Brahman, Guzerá, entre outros. Com o tempo, e através de trabalho e desenvolvimento, percebeu-se que o ideal, para as características da região, era o cruzamento entre os zebuínos e as raças europeias. Para tal trouxemos, no início da década de 60, do Rio Grande do Sul, touros Aberdeen Angus, ainda inéditos na região do Extremo Oeste de Santa Catarina.
Na sequência foram importados também do Rio Grande do Sul, da região de Tupanciretã e Júlio de Castilhos animais Charolês, cruzando-os com as vacas tanto zebuínas como de raça indefinida, sempre selecionado os melhores exemplares de fêmeas para seguir no plantel como matrizes.
O constante desenvolvimento da fazenda levou-a a produzir animais com registo genealógico Puro por Cruza (PC) e Puro de Origem (PO), inicialmente da raça Charolês, mais tarde também gado Normando e por um curto período gado holandês.
A experiência com a raça Normanda durou cerca de 10 anos, até meados da década de 80. O trabalho com o Charolês teve continuidade até o final dos anos 90. Esta raça teve a sua substituição feita de forma paulatina por animais Polled-Hereford e, a seguir, também por animais Braford.
Posteriormente à adoção das raças europeias, ainda na década de 60, sem prejuízo das atividades já existentes começou-se a criar bubalinos, desenvolvendo a atividade em um grau significativo. A exploração de búfalos durou até meados dos anos 90.
Devido à sua constante busca por melhoramento e alternativas mais rentáveis, deve-se ressaltar, que a Fazenda 2 Irmãos foi a primeira fazenda no Extremo Oeste catarinense a ter em seu plantel Búfalos e bovinos Angus e Charolês.
Os animais Poled-Hereford, sendo todos PO vieram do Rio Grande do Sul, de cabanhas e criatórios conceituados de Dom Pedrito e Bagé. Durante toda a década de 90, até o fechamento do Estado de Santa Catarina, por motivo do controle da Febre Aftosa, adquirimos novilhas e reprodutores do Rio Grande do Sul formando a base do plantel atual Hereford e Braford.
Os primeiros Braford produzidos na Fazenda, foram resultados dos cruzamento das novilhas Hereford que vieram do Rio Grande do Sul com touros Nelore que a fazenda dispunha. Logo a seguir substituímos, no final dos anos 90, os touros Nelore por reprodutores Tabapuã comprados de cabanhas que produziam animais com qualidade reconhecida no Paraná e Santa Catarina.
No ano de 2006, com o falecimento do fundador da fazenda, Sr. Olímpio, os negócios foram sucedidos pelo seu filho, Luiz Antônio, o qual já acompanhava todo o trabalho realizado na fazenda. A partir daí, a seleção da raça Hereford foi intensificada, criando raízes na propriedade, com o intuito de produzir animais de excelência e pedigree, voltando a produzir reprodutores de qualidade, atividade que tinha sido abandonada desde 1985.
A partir de 2012 os animais Hereford e Braford começaram a ser registrados novamente. Começou-se então, a produção dos reprodutores destas raças.
O foco atual da Fazenda 2 Irmãos é a produção de animais de qualidade superior, com a melhor carga genética disponível no país e no exterior, aliado a um sistema de produção a pasto que agrega rusticidade excepcional aos reprodutores e matrizes que comercializa.
Importante anotar que, além das atividades de criação de gado destinado a reprodução, a Fazenda sempre trabalhou com o ciclo completo, ou seja, realiza-se na fazenda a recria, engorda e terminação para abate de animais próprios e, também, adquiridos de terceiros.
As atividades desenvolvidas na Fazenda 2 Irmãos, seja ela a criação de reprodutores e matrizes rústicos, seja na produção de embriões e de sêmens, seja no ciclo completo para abate, são realizadas da melhor forma possível com emprego de técnicas de vanguarda e de bem estar animal, visando sempre o desenvolvimento e melhoramento continuado do que é produzido na fazenda.
>> Produção de Reprodutores Rústicos – Hereford e Braford
Trabalhamos com a Produção de Reprodutores e Matrizes Rústicos, criados a campo, das Raças Hereford e Braford.
Os animais criados na propriedade são comercializados em evento específico, normalmente, no início do 2º semestre antes da temporada de reprodução. Esses animais saem da propriedade com aproximadamente 20 e 24 meses
Prezamos pela qualidade dos animais, utilizamos o que há de melhor na formação genética de nossos animais. Visando a desenvolver a excepcional qualidade dos animais das Raças Hereford e Braford, mesmo utilizando um portfólio extraordinário de qualidade e diversidade na escolha dos touros pais e doadoras, procedemos uma rigorosa seleção dentro do universo de bezerros que nascem a cada ano, qualificando como reprodutores apenas cerca de 15% do total de animais.
>> Sêmen
Todas nossas matrizes são fecundadas através de Iatf ou implantes. No entanto, em atenção ao bem estar animal, usamos apenas uma inseminação/implante em cada fêmea por ano. Assim observado o prazo legal pós inseminação/Implante para registro, expomos estas fêmeas a nossos touros para repasse.
Os touros que usamos nos repasses são de qualidade similar aos touros das centrais de inseminação, como atestam seus índices no programa de avaliação genética que utilizamos: Pampaplus.
Assim disponibilizamos algumas doses de sêmen Hereford e Braford, de nossos touros para a comercialização.
>> Embriões
Os embriões Hereford e Braford comercializados são de doadoras de nossa propriedade, com touros de procedência e de excelente qualidade, escolhidos pelas características que são compatíveis com as nossas doadoras e com as exigências e conveniências do mercado
>> Animais para abate
Os animais que não são classificados para reprodução e, mais os animais comprados de terceiros, são recriados em nossas instalações, são terminados com suplementação alimentar a campo tanto na Fazenda 2 Irmãos como na Fazenda União também de nossa propriedade.
Localização
Fazenda 2 Irmãos
Linha Idamar, Dionísio Cerqueira - SC = CEP – 89950-000