A raça Braford tem sua criação na Austrália com a cruza de um animal Hereford com um Brahman, no ano de 1946, e tem a família Rea como seus desenvolvedores oficiais. Em 1947 tem-se notícia que a raça estava sendo desenvolvida na Flórida, nos Estados Unidos.
Os estudos de cruzas de raças para a criação do Braford iniciaram no Brasil ainda nos anos 60, vindo a ganhar força no ano de 1983. Após pesquisas, no ano de 1993, a raça Braford foi reconhecida como raça em formação, sendo que no ano de 2003 obteve o reconhecimento oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
A criação da raça Braford se deu pela necessidade de se desenvolver um animal mais adaptado aos climas brasileiros. Assim, os primeiros Braford, no Brasil, nasceram do cruzamento do Hereford com o Tabapuã. Outros criadores optaram por realizar a inseminação de vacas Hereford com Nelore. No Brasil, um dos grandes motivos foi a pigmentação ocular, sendo que estes animais apresentam baixíssima taxa de câncer nos olhos.
No Brasil a raça teve início na Fazenda Santa Clara, no estado do Rio Grande do Sul, fruto de cruzamento entre Hereford e Tabapuã. No início a raça foi chamada de Pampiana, mais tarde sendo rebatizada, conforme o padrão internacional, como Braford. Hoje o Braford já está presente em todas as regiões do Brasil, graças a sua boa adaptação, temperamento dócil, resistência, rusticidade e enorme rendimento de carcaça.
A Raça Braford é de fácil identificação, pois possui uma pelagem bem característica com o corpo vermelho, a cara branca e pigmentação ocular.
A fêmea da raça Braford é precoce e fértil. No mesmo norte, o macho também possui a fertilidade como característica, é viril e precoce, muito bom em reprodução a campo.
Como característica o Braford tem a pele solta e oleosa, é resistente à parasitas e tem glândulas sudoríparas extras, todas características zebuínas, fazendo com que sejam ideais também para climas quentes. Enquanto do Hereford obtiveram a habilidade materna, alta fertilidade, bom temperamento e a produção de carne de alta qualidade. E, devido a mistura destas duas raças, também se dão bem em regiões mais frias.
Os animais da raça Braford apresentam uma carne extremamente saborosa, com o alto rendimento de carcaça, com alto rendimento de cortes, possui uma cobertura muito boa de gordura e excelente marmorização da carne.
Assim, pode-se dizer que o Braford herdou a rusticidade e a alta resistência dos Zebuínos e do Hereford herdou a grande habilidade materna, a alta fertilidade, o temperamento dócil e a carne de extrema qualidade
A Raça Hereford é uma raça de origem inglesa, sendo considerada uma das mais antigas raças bovinas do mundo com indícios de sua existência desde 1562. Foi criada por Fazendeiros de Herefordshire, na Inglaterra, com o intuito de produzir carne de qualidade e em quantidade. O melhoramento moderno é creditado à Benjamin Tomkins a partir de 1942 com registro do primeiro animal.
O criador da raça procurou criar um gado com características de alta produção de carne e de eficiência produtiva. E, é o que se vê até hoje nos animais da Raça Hereford.
No Brasil, a raça chegou há mais de cem anos, importado dos países vizinhos Argentina e Uruguai. E a sua grande capacidade de adaptação tornou a raça cada vez mais aceita nos estados do Sul do Brasil.
Pode-se dizer que a Raça Hereford possui grande versatilidade e eficiência, o que são comprovados através da sua grande adaptação aos mais diversos ambientes e sistemas de produção, graças ao seu temperamento dócil e a sua rusticidade.
As fêmeas Hereford apresentam grande fertilidade e habilidade materna com as suas crias.
Do mesmo modo, os novilhos Hereford demonstram uma rápida terminação, podendo, se alimentados adequadamente, chegar aos 18 meses pesando 450 – 500 kg, em média.
Os animais da Raça Hereford atingem altos níveis de fertilidade, apresentam extraordinários ganhos de peso a pasto. Com uma genética qualificada e predominante.
Essa raça apresenta uma lucratividade alta para os seus criadores, visto que o índice de rendimento de carcaça é formidável, entre todas as outras raças europeias. Ademais, a carne é saborosa, tenra e sem exagero de gordura.